Sendo o exame mais utilizado no rastreamento do câncer de mama, a mamografia se trata de um exame radiológico bastante simples, que graças à boa resolução e precisão da imagem, o tumor maligno é rastreado mesmo que a mulher não tenha sintomas.
Para realizar o exame, a mulher (ou homem com mamas desenvolvidas) coloca os seios entre as duas placas do mamógrafo, que fará a compressão e irá gerar as imagens para diagnóstico.
A mamografia e o ultrassom de mama são aliados para detecção precoce do câncer; a diferença operacional é que:
A mamografia é realizada no mamógrafo, que utiliza radiação na compressão do órgão e é orientado à mulheres com mais de 40 anos. A mamografia detecta alterações na mama do tipo: calcificações, nódulos e tumores (malignos ou benignos). A sensibilidade é individual de cada paciente, porém algumas alegam sentir dor na realização do exame, já outras apenas um desconforto; dura entre 15 e 20 minutos.
A ultrassom de mama não utiliza radiação e gera imagens através de ondas sonoras transmitidas até o computador; é indicado como exame de rotina para mulheres a partir de 25 anos, pois possuem uma mama mais densa, o que dificulta o diagnóstico na mamografia. A ultrassom detecta alterações na mama do tipo: nódulos, cistos, secreções, espessamento do tecido mamário e outras alterações; trata-se de um exame indolor e dura cerca de 20 minutos (pode ser mais, caso o médico observe a presença de nódulos ou cistos).
Vale lembrar que um exame não substitui o outro, e os dois juntos proporcionam uma análise mais completa e precisa quando se há suspeita na realização de um. As situações determinantes para escolha do exame são :
Pede-se apenas que as pacientes:
Sim! Embora o câncer de mama seja mais comum entre mulheres, os homens também possuem glândulas mamárias e tecido mamário, mesmo que em pouca quantidade, e podem desenvolver a doença.
O câncer de mama não é comum entre homens, mas ainda correspondem a cerca de 1% dos casos de câncer de mama diagnosticados, e quase sempre em homens mais velhos, a partir dos 60 anos.
Fatores como obesidade, etilismo (consumo de bebida alcóolica) e mutação genética também influenciam no aparecimento da doença.
Não é necessário os homens incluírem a mamografia nos exames de rotina, apenas quando há sintomas: nódulo palpável na mama ou axila, alterações da pele ou do mamilo e saída de secreção pelo mamilo.
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum de câncer entre as brasileiras, e a mortalidade em decorrência dele aumenta significativamente. O diagnóstico precoce é a maior arma contra a mortalidade da doença, e com isso diminui-se em pelo menos 30% essa taxa.
No Brasil, cerca de 60% dos casos ainda são diagnosticados em estágios avançados da doença, e cerca de 80% quando se inclui o estágio II.
Com esses dados, lembre-se que a mamografia é o exame mais preciso na detecção e que a realização anual de exames de prevenção podem salvar milhões de vidas, inclusive a sua e das pessoas que você ama.
Confira abaixo as unidades disponíveis para realização da Mamografia. Para agendar, basta tocar no botão da unidade mais próxima a você.
Confie em quem é referência em diagnóstico por imagem nos interiores do nordeste e que tem a confiança dos médicos mais renomados das capitais graças a nossa tecnologia de ponta e experiência no mercado.
Responsável Técnico: José Almir de Sá – CRM 2810-PI
© 2023 Medcenter Multi | Todos os Direitos reservados | Desenvolvido por Itrês Digital