Pedra na vesícula
Com certeza você já ouviu falar em algo relacionado, né? Pedra na vesícula ou cálculos biliares se trata de um problema comum entre mulheres e idosos em geral e merece uma matéria bem detalhada para que você se informe bem sobre os sintomas e diagnóstico.
Vesícula biliar se trata de um órgão em formato de saco, no formato de uma pêra, logo abaixo do fígado. Sua função? Armazenar a bile, um líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino. Se houver uma sobrecarga dessas gorduras e suas substâncias (colesterol, sais biliares), formam-se cálculos (pedras) que impedem o fluxo normal da bile para o intestino, e isso ocasiona uma inflamação nomeada de colecistite (inflamação na vesícula).
Sintomas de pedra na vesícula
Nem sempre a inflamação é acompanhada de sintomas, porém, quando há:
- Provoca dores intensas do lado direito superior do abdômen, que se irraria para a parte de cima da caixa toráxica ou para as costelas;
- Má digestão e sensação de estufamento;
- Náuseas;
- Febre;
- Vômito;
Causas da pedra na vesícula
Como vimos, essas pedras surgem pelo acúmulo de substâncias e gorduras na bile, porém tem algumas causas comuns que contribuem para isso:
- Dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras;
- Sedentarismo, com elevação do LDL (colesterol ruim) e dominuição do HDL (colesterol bom);
- Obesidade;
- Diabetes;
- Hipertanção arterial;
- Tabagismo;
- Uso prolongado de anticoncepcionais;
- Predisposição genética;
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através do exame de ultrassom abdominal; Aqui na Medcenter Multi você realiza ultrassom com confiabilidade, segurança e com a melhor tecnologia do mercado. Afinal, já são 16 anos sendo referência em exames de imagem.
Tratamento
O tratamento para pedra na vesícula é remoção cirúrgica, e medicamentos apenas para amenizar os sintomas, como dor e vômitos. Se trata de uma cirurgia minimamente invasiva realizada por videolaparoscopia, feita sob anestesia geral e com pequenos cortes, por onde um tubo é introduzido para retirada da vesícula biliar.
Estra matéria é de caráter informativo. Consulte seu médico e siga as orientações do mesmo em caso de suspeita da doença ou diagnóstico de exames com alterações.
Fonte: Ministério da saúde