Câncer de mama: mulheres jovens também precisam fazer checkups

cancer de mama

Apesar de sabermos que o câncer de mama está intrinsecamente relacionado com a idade das mulheres, alguns fatores genéticos ou históricos podem influenciar no desenvolvimento da doença em mulheres jovens. E neste caso o diagnóstico precoce se torna o principal aliado da cura.

O risco se torna muito mais considerável a partir de 50 anos de idade, sendo cerca de 80 % dos casos diagnosticados nessa faixa; já em mulheres jovens ocorre uma incidência em torno de 7% dos casos. 

Quais os fatores de risco para o câncer de mama?

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários (Adami et al., 2008).

"Sou Ana Paula, tenho 35 anos e sou de Ipiranga do Piauí. Eu 'diagnostiquei' o Câncer de mama com o exame do toque e, ao perceber que tinha algo ali, um nódulo ainda pequeno, fui na clínica fazer um exame de ultrassom e foi visto algo até então "não maligno", mas mesmo assim dias depois, fui ao mastologista e fiz a biópsia. Depois do resultado, que já indicou câncer, foi necessário fazer outros exames (mamografia, tomografia e cintolografia) para fechar o diagnóstico e definir o tratamento. Isso tudo com somente 10 dias depois do meu último checkup, que não apontava nada. "

(Ana Paula, 2023)

Como diagnosticar o câncer de mama?

Há um grande desafio em diagnosticar mulheres jovens pela densidade das mamas, o que dificulta a realização do principal exame de detecção: a mamografia; outro desafio deve-se à negligência das próprias mulheres em subestimar o surgimento da doença e não fazerem checkups anuais.

O checkup anual é o grande herói dos casos que obtiveram êxito no tratamento de pacientes que não perceberam nenhuma anormalidade.

Um nódulo ou qualquer outro sinal suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para uma melhor investigação, além do exame clínico das mamas (toque), exames de imagem podem ser solicitados: mamografia, ultrassom ou ressonância magnética (este em casos bem específicos).

Na Medcenter Multi você realiza todos os exames necessários para o diagnóstico. Lembre-se: nem sempre o câncer de mama dá sinais e nem sempre se desenvolve em pessoas de mais idade, e por isso a importância de realizar exames de rotina.

A ultrassonografia é uma opção inicial para acompanhamento da sua saúde e, ao apontar anormalidades, podem ser solicitados outros exames para uma investigação mais precisa.

Conte com a Medcenter Multi e cuide-se!

Fonte: Instituto Nacional do Câncer

Fique Sabendo

Compartilhe

Ofertas da Medcenter

Tenha Nacional Card

Profissionalize com a Medcenter Edu

Confie em quem é referência em diagnóstico por imagem nos interiores do nordeste e que tem a confiança dos médicos mais renomados das capitais graças a nossa tecnologia de ponta e experiência no mercado.

Responsável Técnico: José Almir de Sá – CRM 2810-PI

Unidades

Exames

Nossos projetos

© 2023 Medcenter Multi | Todos os Direitos reservados | Desenvolvido por Itrês Digital